sábado, 21 de julho de 2007

Especial grandes músicos #6



Regina Spektor nasceu em Moscovo, na União Soviética, numa família de músicos. Seu pai, um fotógrafo, era também um violinista amador, e sua mãe era uma professora de música do Russian College of Music.

Regina aprendeu a tocar piano praticando num "Petrof". Também conviveu com a música de bandas de rock como The Beatles, Queen, e The Moody Blues graças à seu pai, que trouxe cassetes da União Soviética. A família deixou o país em 1989, quando Regina tinha nove anos, durante o período da Perestroika.

A importância dos estudos de piano fez com que seus pais pensassem duas vezes antes de sair do país, porém isso não aconteceu, levando-se em conta razões políticas e religiosas.

Viajando primeiro para a Áustria e depois para a Itália, sua família se estabeleceu no Bronx, em Nova Iorque, onde Regina se formou na SAR Academy. Estudou mais dois anos na Frisch School e outros dois na Fair Lawn High School.

Regina no início, interessava-se apenas por música clássica, mas depois passou a interessar-se também por hip hop, rock, e punk.

Influenciada por compositores clássicos , Billie holiday, Patti Smith, Velvet Underground e uma outra mao cheia de grandes artistas, lançou, em 2001, seu primeiro CD, 11:11, que foi muito bem recebido pela crítica, apesar de não ter vendido muito.

Em 2002 lançou Songs e em 2004 lançou seu álbum de maior sucesso, o Soviet Kitsch. Nesse mesmo ano lançou o Mary Ann Meets The Gravediggers And Other Short Stories, que traz músicas de seus outros discos e material sobre sua personagem de outras músicas, Mary Ann. Uma das coisas que chama atenção nesse álbum é a lindíssima arte gráfica.

Regina também abriu concertos para os Strokes durante a digressão do Room on Fire, e gravou uma música com eles, que está no single Reptilia, chamada "Post Modern Girls And Old Fashioned Man".

Sem comentários: